15 maio 2006

Esta vida de Enfermeiro...

"Esta vida de enfermeiro está a dar cabo de mim..."

A música dos Sitiados poderia muito bem ser assim mas, de facto, não é.
Diga-se, em abono da verdade, que só dará cabo de mim se as coisas não mudarem...

Trabalho há apenas cinco anos e tenho visto muita coisa mudar. Umas para melhor, outras para... menos bem (só para ser politicamente correcto).

A primeira coisa que vi mudar (e que agora vejo como nos irá afectar a todos) foi o aumento exponencial do número de enfermeiros formados por ano. Será que faz sentido continuar a formar enfermeiros para vagas virtuais? Sim, porque todos sabemos que realmente fazem falta mais enfermeiros, mas o facto é que não há dinheiro para os contratar.
Quem fica a ganhar com isto são os administradores sem princípios, que vêem nisto uma oportunidade de contratarem enfermeiros por ordenados absurdos, usando o princípio de que alguém se irá sujeitar às condições na falta de melhor...

Aos poucos estamos a ver a nossa profissão cada vez mais desvalorizada pois transparece a imagem que se pode tirar o curso de Enfermagem em qualquer escola da esquina. Vemos alunos a estagiar em instituições sem condições para lhes proporcionar experiências relevantes e a saírem do curso com melhor classificação do que aqueles que tiveram de mostrar o seu valor em instituições prestigiadas no que concerne à formação.

Enfim, temos que nos esforçar para dignificar o mais possível a nossa profissão uma vez que todas estas contrariedades só nos puxam para trás. Eu continuo a ter muito prazer em ser enfermeiro e em cuidar de pessoas, mas todos temos um limite. Espero que as contrariedades terminem rapidamente e inicie uma nova fase.

Custa-me acreditar que uma profissão como a de Enfermagem (que é um pilar fundamental da Sáude) possa estar a perder o respeito social que adquiriu.

3 comentários:

venus disse...

caro colega
certo dia numa aula leccionada por um actual secretário de estado uma colega proferiu a fase "nós enfermeiros somos o pilar da saúde", em que a resposta proferida pelo dito senhor foi: " oxalá a casa não caía..."
na altura fiquei indignada com tal afirmação mas hoje constato com o desmoronamento de uma profissão que tudo tem para que lhe seja reconhecido valor.
quanto a dignificação da classe, sugiro o visionamento de um programa telivisivo no qual uma colega mancha toda a imagem social da classe de enfermagem. acredita que quando me disseram não quis acreditar mas a verdade é que ainda temos colegas que em nada dignificam a profissão.
quanto ao excesso de profissionais considero que a ordem tem de por travão à abertura de novas escolas, bem como diminuir o numero de vagas no acesso ao curso de enfermagem, caso contrario vislumbro um futuro semelhante ao presente dos professores...
saudações cordiais

Anónimo disse...

ola amigo !!! sabemos q estamos apto para fazer o melhor, porem, nem todos sabem reconhecer o nosso melhor. espero um dia poder ver e/ou ler em um jornal o quanto nossa profissão é importante e o quanto esta é admirada, mais sei q isso não ira acontecer se nós como profissionais não lutarmos por esses ideais. então amigo sejamos o q somos e façamos o nosso melhor pois so assim seremos reconhecidos e faremos o reconhecimento da profissão q tanto amamos e lutamos..
abração pra vc !!!!

Anónimo disse...

Meus senhores
Voces abonam a favor de se formarem menos enfermeiros porque ja são licenciados, se nao o fossem, nao diriam isso... eu ate concordo que existam muitos licenciados em enfermagem, mas isto é tudo por causa das universidades privadas, nao so porque são muitas mas principalmente pela enorme facilidade que é tirar um curso numa universidade privada, aí onde se compra um canudo... na minha opiniao meus caros o que se deveria fazer nao é diminuir ao numero de vagas, mas sim, colocar um nivel de exigencia que neste momento nao existe em nenhuma universidade privada e ate me atrevo a dizer que nao existe em algumas universidades publicas...
Saudaçoes